domingo, 20 de março de 2011

REDUTORES DE VELOCIDADE

EM QUE CONSISTE?

Redutor consiste em conjunto de eixos com engrenagens cilíndricas de dentes retos, helicoidais, cônicas ou somente com uma coroa com parafuso sem fim, que tem como função reduzir a velocidade de rotação do sistema de acionamento do equipamento.

PARTES FUNDAMENTAIS DO REDUTOR

A parte fundamental de um redutor são as engrenagens. Através delas reduz-se a velocidade de rotação da transmissão, pois o contato entre engrenagens de menor e maior número de dentes (variação no diâmetro) possibilita a redução desejada.


TIPOS DE DENTES DAS ENGRENAGENS

Os dentes das engrenagens podem ser retos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se, nos redutores, engrenagens de dentes helicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de maneira mais homogênea. Por outro lado, as engrenagens de dentes retos são mais simples de serem fabricadas e por isso apresentam menor custo. Existe ainda o redutor do tipo epicicloidal. Este tipo de redutor utiliza em sua configuração, engrenagens comuns de dentes retos e uma ou mais engrenagens de dentes internos.

ELEMENTOS BASICOS DE UM REDUTOR


  • Carcaça: 


  •                 Fabricada em chapa de aço baixo carbono ou ferro fundido, montada com solda ou alumínio, podendo ser bipartida ou apenas com abertura nas tampas dos mancais. Em alguns casos, ele é tratado termicamente para alivio das tensões de solda ou fundição.
    • Eixos:

      São usinados em aço médio carbono temperados e revenidos para a dureza especificada. Engrenagens: São rodas dentadas com módulos padronizados por normas. Fabricadas em aço liga temperada em óleo e revenida. Tem formato cilíndrico de dentes retos, helicoidal ou cônico (pinhão), conforme o modelo do redutor.

    • Rolamentos:

    Elementos girantes de máquina que suportam o eixo com as engrenagens,possibilitando a eles o menor atrito possível ao girar. São utilizados rolamento radiais,axiais ou cônicos.
    • Retentores:
    Utiliza-se vedadores de borracha com molas, para reter o óleo da parte internae evitar as infiltrações de contaminantes externos.
    • Tampa de inspeção:
    Evita a desmontagem do redutor, facilitando a inspeção das partes internas.
    • De óleo:
     Sistema para inspeção de nível óleo lubrificante utilizado dentro do redutor.Podem ser do tipo visor, tubo vertical ou vareta de nível
    • Respiro:
    Dispositivo que possibilita a saída e entrada do ar no redutor durante o trabalho,devido ao aquecimento e resfriamento (mudança de volume do ar).
    • Placa de dados do redutor:
    Onde estão contidas várias informações importantes para o seu correto dimensionamento, tais como: Relação de transmissão, rotação máxima do eixo de entrada e saída, tipo de lubrificante, torque no eixo de saída, modelo, fabricante, etc.


    Características:






    Os redutores variam sua construção conforme a potência do motor até 3000hp rotações de 1750rpm Relação de transmissão 1:1 até 1:1200 Transmissão com eixos concêntricos paralelos ou perpendiculares, tanto na vertical como horizontal.

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